quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Síndrome de Asperger



A Síndrome de Asperger faz parte dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e traduz-se por alterações concomitantes em duas áreas, o comportamento social e interesses. É considerada como o transtorno mais evoluído sobre o continuum autístico. Nem todas as pessoas com Síndrome de Asperger são iguais, da mesma forma que cada um possui a sua personalidade, e também as características mais “típicas” desta síndrome se manifestam de um modo específico em cada pessoa.
Indivíduos com Síndrome de Asperger podem apresentar gestos bizarros, peculiares ou estranhos. Frequentemente apresentam tiques ou mímicas faciais bizarras. Os gestos poderão ser desajeitados ou estranhos, com freqüência a expressão facial é pobre, por vezes aproximam-se demasiado do interlocutor, andam aos encontrões às pessoas e aos móveis.
Os movimentos ou sons repetidos, rítmicos, podem ser confundidos com tiques: abanar as mãos (flapping); andar em ponta dos pés, correr sem sentido, balanceamentos, correr em círculo, maneirismo com os dedos, gesticular com os dedos, sapateado, movimentos tipo masturbatórios, movimentos tipo lavar as mãos, abanar a cabeça, movimentos semelhantes ao nadar crawl, movimentos dos globos oculares, tapar as orelhas com as mãos, puxar as orelhas, enrolar o próprio cabelo ou dos outros, rolar objetos, como rodas de carros, lápis, bolas, etc; torcer objetos, imitar sons de animais ou de máquinas, imitar vozes dos desenhos animados, anúncios, etc. Possuem movimentos rígidos e um modo de andar “desengonçado”, não tendo jeito para jogos que envolvam atividade física, e apresentam problemas de motricidade fina que podem originar dificuldades no uso de lápis e outros materiais, comprometendo a rapidez da escrita e a capacidade para desenhar.
Outro comportamento característico consiste em alinhar objetos, milimetricamente, por vezes segundo determinada ordem e sem qualquer justificação prática, como por exemplo carros, cadeiras, pedras, etc.
São características comportamentais típicas as rotinas e os rituais rígidos, como por exemplo sentar-se sempre no mesmo lugar para refeição, mudar o pijama no mesmo dia da semana, tomar banho em determinado dia ou hora, lavar os dentes em determinada hora e posição, ir sempre pelo mesmo caminho para a escola, comer determinados alimentos numa determinada ordem ou apenas alguns alimentos, na presença de determinados objetos, etc. Sentem uma grande ansiedade quando acontecem mudanças nas suas rotinas.
O contato ocular é peculiar, pode ser evitante, na opinião de familiares “não olham para os outros ou desviam o olhar”; ou apresentam uma fixação intensa do olhar no interlocutor. Alguns não gostam do contato físico, preferem um relacionamento mais distante com as pessoas que lhes estão próximas.
Indivíduos com Síndrome de Asperger têm uma inteligência média, abaixo ou superior à média (especialmente no domínio verbal), com maiores dificuldades na capacidade de compreensão e nos níveis de raciocínios mais elaborados, e uma excelente capacidade de memória. Normalmente fazem interpretações e análises muito literais, apresentando uma visão muito concreta e um grau de abstração muito pobre. Algumas pessoas com esta síndrome possuem um estilo de linguagem pedante, com vocabulário e expressões fora do normal para a idade, que dão a falsa imagem de que compreendem o que estão dizendo, quando na realidade apenas estão a repetir o que ouviram ou leram. Sua singularidade intelectual associada aos interesses obsessivos, podem trazer-lhes grandes sucessos na vida profissional. As crianças com Síndrome de Asperger possuem a inteligência necessária para fazer parte de uma turma do ensino regular, mas freqüentemente não possuem os recursos emocionais para enfrentar as exigências da mesma.
Muito frequentemente apresentam um grande fascínio por movimentos, sobretudo repetitivos (girar de uma roda, máquinas de lavar roupas, ventoinhas, hélices dos aviões, gira-discos, insetos voadores, etc); por luzes, objetos brilhantes, rotativos das ambulâncias, espelhos, superfícies brilhantes, etc. Em alguns casos, está descrito um fascínio por números e ordenações numéricas: horários, mapas, tabuadas, fórmulas químicas, contagem de palavras, datas de aniversário, etc.
Uma das mais interessantes e prevalentes características comportamentais consistem em fascínios por determinados temas, como marcas de carros, carros de bombeiros, lagartixas, vacas, sinais de transito, etc.
O desenvolvimento da linguagem não apresenta um atraso significativo, porém é freqüente referido um aparecimento tardio da linguagem, mas pelos cinco anos de idade não se verificam grandes desvios da normalidade. São freqüentes conversas sem nexo, sem sentido, desajustadas aos temas evocados que correspondem à perturbação de linguagem semântico-pragmática. Com grande freqüência manifestam dificuldades na compreensão verbal e uma utilização tardia, ou não utilização, dos pronomes pessoais. A prosódia pode ser bizarra, peculiar, estranha, pedante ou excêntrica, com um timbre, ritmo ou entonação invulgares, em regra monótona, com precisão excessiva de cada sílaba.
Segundo Tony Attwood, psicólogo clínico, algumas pessoas com Síndrome de Asperger têm a capacidade de criar sua própria forma de linguagem, conhecido como neologismo. Ele descreve essa capacidade como “um dos aspectos benquistos e genuinamente criativos da Síndrome de Asperger”. Daniel Tammet, com Síndrome de Asperger e Síndrome Savant, descreve em sua autobiografia a criação de uma língua própria, chamada de “mänti”, com uma gramática elaborada e um vocabulário de mais de mil palavras.
Alguns pesquisadores acreditam que Síndrome de Asperger seja a mesma coisa que autismo de alto funcionamento, isto é, com inteligência preservada. Outros acreditam que no autismo de alto funcionamento há atraso na aquisição da fala, e na Síndrome de Asperger, não. Muitas pessoas acreditam que a importância da diferenciação entre Síndrome de Asperger e Autismo de Alto Funcionamento seja mais de cunho jurídico do que propriamente para escolhas relacionadas ao tratamento. Por um lado, para algumas pessoas dizer, que alguém é portador de Síndrome de Asperger parece mais leve e menos grave do que ser portador de Autismo, mesmo que de alto funcionamento, embora isto seja provavelmente uma ilusão. Por outro lado, associações de Autismo em todo o mundo alegam que esta divisão em duas patologias diferentes enfraquece um movimento que necessita de tanto apoio como o dos que trabalham pelo Autismo.

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