terça-feira, 18 de setembro de 2012

Calendários para autistas

Os calendários são constituídos por símbolos que estão organizados de forma sequencial e que representam atividades a realizar, auxiliando a criança com multideficiência a compreender o que vai fazer.
Os símbolos utilizados no calendário podem ser palavras, imagens ou objetos e a sua escolha depende das capacidades visuais e cognitivas da criança.
Antes de se utilizar este sistema é necessário estabelecer rotinas diárias e conhecer as capacidades comunicativas, visuais, motoras e cognitivas da criança.

Existem vários tipos de calendários:

* Calendário de antecipação – permite à criança antecipar os eventos ou as atividades que vão acontecer a seguir.

* Calendário diário – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo do dia.

* Calendário semanal – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo da semana.

* Calendário mensal – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo do mês.

* Agenda – permite à criança conhecer as atividades que vai desenvolver ao longo de um conjunto de meses, período ou semestre.

Sugestões relativas ao uso de calendários:

- utilizar os calendários em vários ambientes (salas de aula, ginásio, casa...);
- conversar com a criança acerca das atividades organizadas sequencialmente;
- explicar que as atividades se realizam umas a seguir às outras;
- aumentar gradualmente a quantidade de actividades expostas no calendário;
- criar oportunidades, sempre que possível, para que a criança seleccione o objecto que deverá representar a actividade;
- utilizar o calendário para explicar a razão de determinada actividade não se realizar;
- adicionar informação em relação à atividade (por exemplo: local, com quem...);
- usar o calendário para despertar a curiosidade da criança, introduzindo novos tópicos para simbolizar novas actividades;
- utilizar o calendário para fazer perguntas, comentários, pedidos, etc. acerca das atividades realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário