sábado, 1 de setembro de 2012

COMO SER AMIGO DE UM ASPIE/AUTISTA

Pode parecer que os Aspies/Autistas são pessoas que não gostam de ter amigos. Normalmente essa não é a realidade. O que eles precisam, na maioria das vezes são de pessoas que queiram conhecê-los mais de perto.

Daremos aqui algumas dicas para você que conhece, gosta, mas sente dificuldade de estabelecer um vínculo com uma pessoa Menos Igual a muitos de nós...



TOME A INICIATIVA EM INCLUÍ-LO

Seu amigo pode desejar muito ser incluído e pode não saber como fazer isso. Seja específico sobre o que você espera dele.



ENCONTRE INTERESSES EM COMUM

Será muito mais fácil o relacionamento se você falar ou compartilhar com ele algo em que ambos tenham interesse, seja filmes, seriados, música, livros, personages de tirinhas. Tendo algum interesse em comum terão sobre o que falar.



SEJA PACIENTE

Lembre-se que seu amigo com autismo pode precisar de mais tempo para responder do que outra pessoa. Isso não significa que ele não esteja interessado, mesmo que ele não utilize expressões faciais que demonstrem empolgação, ele pode estar sorrindo por dentro.



FALE COM CLAREZA

Não falar rápido demais nem coisas demais, nem alto demais, pode ser mais confortável e convidativo para eles. Usar frases mais curtas também pode ser útil. Pode usar gestos, figuras, expressões faciais para ajudar a se comunicar. Mas fale sempre o mais literalmente possível e se usar figuras, não use figuras de linguagem que possam confundir. Ele pode não entender se você perguntar "E aí? Tudo em cima?". Embora ele possa ser muito inteligente, expressões não literais podem cunfundi-lo, dando a impressão que você quer dizer o que suas palavras "realmente" estão dizendo... mais ou menos como o Bob de "O Fantástico Mundo de Bob"



INCENTIVE

Estimule-o a experimentar coisas novas porque às vezes ele pode ter medo de tentar algo diferente de sua rotina.



PACIFIQUE

Se você perceber tentativas de bullying, mesmo aquelas mais sutis, proteja-o e diga à pessoa que isso não é legal.



PROCURE UM LUGAR CALMO PRA CONVERSAR

Seu amigo pode ser muito sensível a estímulos externos e ficar muito desconfortável em situações ou lugares lotados, barulhentos ou apertados... Se achar conveniente pergunte se ele está bem. Às vezes seu amigo precisa de uma pausa.



ALERTE

Se seu amigo com autismo está fazendo algo inapropriado, diga a ele gentilmente. Também, procure elogiar quando ele faz algo certo porque ele pode não saber que o que fez foi algo muito legal.



NÃO INFANTILIZE

Procure sempre tratá-lo como uma pessoa normal. Ele só é meio diferente de você. Fale com ele como se fosse outro de seus amigos. Não seja formal demais nem descolado demais. Não fale com ele como se ele fosse um garotinho. (Eu detesto quando me tratam assim e olha que eu já sou jovem há muuuito tempo...)



INFORME-SE

Procure saber mais sobre essa coisa de ser Aspie/Autista. Leia algumas coisas na internet ou peça a um professor ou um orientador livros que falem sobre isso.



RESPEITE

Não o ignore mesmo que ache que ele não está percebendo.



TODOS SOMOS DIFERENTES

Lembre que seu amigo é como qualquer outra pessoa que precisa apenas de uma ajudinha a mais. Aceite as diferenças e respeite as dificuldades, assim como você gostaria que fizessem com você.

http://menosiguais.blogspot.com.br/2012/08/como-ser-amigo-de-um-aspieautista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário