segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Estudo mostra como iPods touch ajudam pessoas com autismo


Já vimos algumas histórias de como iGadgets ajudam pessoas com autismo, como esta de um garoto que conseguiu ter seu bar-mitzvah graças ao iPad. Agora, de acordo com o Disability Scoop, pesquisadores utilizaram iPods touch a fim de estudar se o aparelho da Apple poderia auxiliar três adultos com transtorno de desenvolvimento. O resultado do estudo, publicado nesta semana, é bastante promissor.
Mapas, Lembretes e Gravador no iPod touch
Pesquisadores se concentraram no iPod touch pois ele era o dispositivo de bolso mais adequado no mercado quando o estudo foi projetado. Os nomes dos participantes foram alterados para os efeitos do relatório, a fim de proteger sua privacidade.
Jeffrey, de 21 anos, luta para transitar entre uma tarefa e outra. No caso dele, os alarmes do iPod ajudam a mantê-lo dentro da programação. A função de notas do dispositivo também é usada para fornecer uma lista de verificação de responsabilidades e lembrá-lo das técnicas para se acalmar. O resultado mostrou que Jeffrey melhorou bastante o comportamento, sendo considerado agora um empregado confiável.
Grace, de 60 anos, é autista, tem paralisia cerebral e epilepsia leve. No caso dela, o iPod touch ajuda a navegar, de forma segurança e independente, de casa para o trabalho e vice-versa. Lembretes e um vídeo instrutivo ajuda ela a chamar a empresa de transporte, em vez de ficar na rua procurando o ônibus correto. Além disso, segundo o estudo, a música ajuda a acalmar enquanto ela aguarda o transporte.
Já Lily, de 20 anos e com Síndrome de Down, é incapaz de ler ou ter a noção de tempo. O iPod touch dela foi programado com uma série de apps a fim de fornecer alertas verbais e imagens personalizadas para ajudá-la a lidar com vários cenários que podem surgir. Outro aplicativo também foi usado para monitorar seu progresso, em que recompensas eram dadas de acordo com o comportamento dela. Depois do iPod touch, Lily passou a precisar menos de seu professor/técnico.
Às vezes é bom lermos matérias como esta e lembrar do real sentido de iGadgets: facilitar e ajudar a vida das pessoas. ;-)

[via TUAW]

Nenhum comentário:

Postar um comentário