quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Falando sobre crianças Asperger e suas interações

Alguns especialistas clínicos no asunto, alegam que os Portadores de Síndrome de Asperger, especialmente quando crianças,sentem dificuldade em entender o contexto amplo de um problema,que custam-lhe entender uma pergunta complexa e demoram para responder, que com frequência não compreendem uma crítica ou um castigo e também alegam que eles não entendem que eles devem portar-se com distintas formas, segundo uma situação social.
Muito bem, agora vou explicar como funciona a mente destas crianças, e mostrar como estes especialistas estão completamente por fora da realidade do que acontece com os Aspergers,mostrando que muito disto não corresponde a realidade, e muito também é uma distorção da realidade causada por má interpretação e conceitos equivocados e/ou errôneamente aplicados, típicos de uma visão neurotípica, de fora para dentro, ao invés de se ver o Asperger de dentro para fora, que seria o correto:

Aqui vem à baila a alta complexidade e sofisticação do raciocínio Asperger.Ele não tem dificuldade de entender o sentido amplo do problema.Ele precisa é de tempo para elaborar um raciocínio complexo e e detalhado do assunto, por isto odeia ter de improvisar e ter pouco tempo de responder.Como ele acha que tudo deve ser respondido minuciosamente,se a interlocutora exige uma resposta pronta, ele ficará irritado, embora geralmente não demonstre,e se verá obrigado a expor um raciocínio ainda incompleto e imaturo, o qual ele não debateu consigo mesmo e que por estas razões parece confuso e não ter nada a ver com o que se perguntou.
O Portador odeia respostas de pronto, imediatas e pessoas impacientes,a própria impaciência delas é encarada com agressividade, como agressão gratuita e desrespeito e falta de educação.
Ele não custa a entender a pergunta,ele está mentalmente construindo um pensamento complexo como a planta de um prédio ou de uma nave espacial É necessário que se respeite o ritmo dele e se espere ele elaborar a resposta com a calma necessária..E é mesmo natural que ele demore a responder:dez pessoas comuns teriam sérias dificuldades em conseguir bolar um pensamento complexo e sofisticado típico de um Portador e levariam juntas tranquilamente três ou quatro vezes mais tempo para obter uma resposta mais ou menos próxima da complexidade da que o Portador faz em relativamente pouco tempo.É uma grande qualidade que ele tem, infelizmente tão pouco compreendida e tolerada.
Quanto 'a alegação de que com frequência o Portador de SA não compreende uma crítica ou um castigo. Assim como não entende que ele deve portar-se com distintas formas, segundo uma situação social.
Sobretudo na primeira e segunda fases do P.A.A(Processo de Amadurecimento Asperger),o Mundo exterior para o Portador já é em si um castigo e uma crítica cruel.Imagine se ele leva uma bronca ou é castigado. Com certeza ele vai odiar a Realidade mais ainda!
Como ele acredita que o certo é o que se passa em seu M.I.F.(Mundo Interior de Fantasia), ele se recusa aceitar outras regras do mundo real, não que não as compreenda, ele as compreende sim, é bom salientar, a questão em si é que não as aceita.Muito menos o castigo.Ele já decidiu tudos os seus certos e rrados de comportamento dentro de seu M.I.F e não aceita que lhe ditem ditatorialmente novas regras estranhas ao M.I.F. dele.
Mas isto na terceira fase do P.A.A também desaparece com o tempo.

Cristiano Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário