domingo, 2 de setembro de 2012

Hora da Brincadeira - Brinquedos e atividades para cada fase

(...)
 
De 2 a 3 anos
 
49) Escolha um cômodo da casa e retire os objetos perigosos. Apague a luz e dê uma lanterna para a criança explorar o ambiente, com você por perto.
50) Organize um baile de máscaras, nem que seja apenas entre você, o marido e o pequeno. Vale vestir fantasias. Que tal o personagem predileto do bebê?
51) Envolva seu filho nas tarefas domésticas. Ele vai se divertir muito em varrer a casa - compre uma vassoura adequada ao tamanho dele - ou em enxugar a louça (apenas as de plástico).
52) Próximo aos três anos, a criança reconhece as cores. Aproveite um passeio de carro para encontrar carros amarelos, prédios azuis, ou a combinação que achar mais divertida.
53) Massa de modelar é uma grande diversão. Dê rolinhos e forminhas de biscoito para que crie desenhos. Mas tome cuidado para a criança não colocar a massinha na boca.
54) Forre uma parte do chão com papel liso, no quintal ou na área de serviço. Dê tintas atóxicas para que ele faça pinturas com os dedos.
55) Brincadeiras de faz de conta são ótimas para essa idade. Monte um chá da tarde de mentirinha, por exemplo. Ou brinque de supermercado.
56) É um bom momento para começar a brincar de amarelinha, de preferência, ao ar livre.
57) Como a criança já é capaz de registrar imagens, brinque com um jogo de memória simples.
58) Coloque um colchonete no chão e ensine seu filho a virar uma cambalhota.
 59) Estimule-o a inventar histórias e ofereça brinquedos que facilitem, como cenários, cidades com carrinho, casas em miniatura, animais e bonecos.
60) Boa parte das crianças começa se vestir nessa faixa etária. Que tal tornar o aprendizado ainda mais divertido com brinquedos para treinar a fazer laços, abotoar e desabotoar, fechar com velcro.
61) Coloque uma folha de papel sobre uma superfície com textura e ensine seu filho a passar o lápis por cima para ver o desenho que se forma.
62) Esconda um doce ou uma fruta pequena em uma das mãos e peça para a criança adivinhar em qual está. Qual ela adivinhar, dê o que estava escondido como prêmio.
63) Animais de estimação são ótimas companhias de brincadeira, principalmente nessa idade em que a criança já corre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário