sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O que é o estresse oxidativo?


Estresse oxidativo é causado por um desequilíbrio entre a produção de oxigênio reativo e capacidade de um sistema biológico para desintoxicar prontamente os intermediários reativos ou facilmente reparar o dano resultante. Todos formas de vida mantem um ambiente redutor dentro das suas células. Este ambiente redutor é preservada por enzimas que mantêm o estado reduzido através de uma entrada de energia constante metabólica.

Distúrbios neste estado normal redox podem causar efeitos tóxicos por meio da produção de peróxidos e radicais livres que danificam todos os componentes da célula, incluindo as proteínas, lípidos e ADN.

http://www.news-medical.net/health/What- é-Oxidative-Stress.aspx
 
O stress oxidativo tem sido implicado na doença humana através de um crescente corpo de dados.

No entanto, as células têm múltiplos mecanismos de proteção contra o estresse oxidativo e tem sucesso na prevenção de danos celulares, na medida em que esses mecanismos de proteção são eficazes. Muitos componentes alimentares são importantes fontes de agentes de proteção que variam de anti-oxidantes vitaminas e minerais aos aditivos alimentares que pode aumentar a ação de anti-oxidantes naturais.

Na verdade, pelo menos, parte dos efeitos benéficos de uma dieta elevada e fruta vegetal é pensado para derivar a partir da variedade de planta anti-oxidantes que podem agir como suplementos benéficos em humanos.

Por outro lado, os materiais, tais como pesticidas, lípidos, poli-insaturados e uma variedade de plantas e derivados de microrganismos podem produzir toxinas pró-oxidantes efeitos no homem.

Este capítulo trata de nossa atual compreensão das moléculas que causam o estresse oxidativo no nível celular, com os sistemas de anti-oxidantes que funcionam a nível celular e dos organismos, e com o papel de materiais dietéticos no estresse oxidativo e doenças humanas.

glutationa é um peptídeo encontrado em todas as células mais a uma concentração elevada (ver a figura 8, para a sua estrutura). As suas características únicas incluem:
a) solubilidade em água elevada, permitindo que as células de utilizar concentrações elevadas do péptido,

b) um componente de aminoácidos (cisteína), que é facilmente oxidado e reduzido sob as condições suaves exigidos no metabolismo das células, e

c) um péptido estranho vínculo que evita a destruição inespecífica por enzimas hidrolíticas que atacam ligações peptídicas normais. A química e biologia deste péptido importante fornece um exemplo excelente de começar estudo de peptídeos e química de proteínas.

Este capítulo fornece mais informações sobre o papel biológico de glutationa, e algumas de suas propriedades químicas únicas na página 6. http://www.bb.iastate.edu/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário