sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Autismo e disfunção de Integração Sensorial (Transtorno de Processamento sensorial)

Muitos perguntam ... o que é autismo e disfunção de Integração Sensorial (agora chamado de Transtorno de Processamento sensorial) o mesmo? Eles estão
relacionados? Você tem que ter SPD para ser autista? E vice-versa?

Estas são grandes questões! As pesquisas indicam que eles são de facto duas desordens distintas e separadas. Dra. Lucy Jane Miller, autor de Sensational Kids realizou um estudo no qual 40 crianças com autismo de alto funcionamento ou Asperger foram testados para o SPD. Os resultados mostraram 78% das crianças com autismo ou Asperger também tinha sinais significativos de SPD, 22%, não.
Em outro estudo de 100 crianças encaminhadas para o SPD, 0% (nenhuma) das crianças tinham autismo. ** Concluindo que SPD pode existir sem autismo sem o SPD, ou eles podem se sobrepor como co-condições mórbidas.

Brock Dr e Fernette Eide, neurologistas conceituados fazem o mesmo relato sobre autismo e disfunção de Integração Sensorial (Transtorno de Processamento sensorial):

"As crianças com transtornos autista e pessoas com dificuldades de processamento sensorial, envolvendo a integração de diferentes áreas do cérebro. Estes incluem complexas funções sensoriais e também de regulação emocional. Normalmente, porém, os déficits observados em crianças com autismo, com maior poupador de funções de ordem superior em áreas como linguagem, inserção social, e empatia ... A maioria das crianças com SPD não é autista porque não existem falhas nas conexões que controlam interação social e empatia emocional.

Como as crianças com autismo, as crianças com transtorno de processamento sensorial normalmente apresentam sinais de problemas com as ligações de longa distância que integram diferentes áreas do cérebro, como o cerebelo (que ajuda a regular e 'suavizar' percepções diferentes do cérebro e respostas), e com os lobos frontais (que ajudam a coordenar as atividades do cérebro). "

Embora existam diferenças entre autismo e disfunção de Integração Sensorial há mais semelhanças. É claro que não podemos falar sobre o processamento sensorial / Integração Sensorial sem falar sobre o autismo.

Referências:

* Miller, LJ, S. Schoen, J.Coll, B. Brett-Verde, e M. Reale. Relatório final: avaliação psicofisiológica quantitativa de processamento sensorial em crianças com transtornos do espectro autista. Los Angeles, CA: Cure Autism Now, Fevereiro de 2005.

** Miller, LJ, J. Coll, J. Koomar, T. Maio-Benson, S. Schoen, B. Brett-Verde, e M. Reale. "As relações entre os subtipos de Disfunção Modulação Sensorial". Manuscrito em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário