terça-feira, 2 de outubro de 2012

Características Observadas em Indivíduos Portadores de Autismo de Alto Desempenho

Quando crianças, é extremamente difícil para essas pessoas entenderem como as demais não conseguem raciocinar da mesma forma que eles, gerando um sentimento de auto-afirmação bastante frágil...Eles são profundamente diferentes...nao sabem porque... nao entendem como...mas sentem visceralmente essa diferença e em muitos casos a não-aceitação desse diferente modo de ser e agir...E sabem, desde tenra idade, que são diferentes...e sofrem demais com isso, em geral sem manifestar isso aos demais membros da família...
Apresentam em geral ENORME capacidade intelectual existente, particularmente na área de ciencias exatas  (muitos aprendem a ler por volta dos dois anos de idade), a comunicação em geral é bastante restrita, a maioria deles não fala até por volta de quatro anos, bem como geralmente nao escreve tambem com lapis ou canetas, sendo que se for liberado o acesso a recursos tais como computadores ou máquinas de escrever, essas crianças escrevem muito cedo...( esses indivíduos PODEM ser portadores de hiperlexia, ou sindrome de asperger....dentre outras)
Outra caracteríistica constantemente verificada é o aparente salto de etapas de crescimento intelectual, após um período relativamente mais longo que o normal em uma determinada fase...algumas crianças passam diretamente da fase de garatujas para o esquema corporal, sem passar pelas fases intermediárias.
Relaxam bastante o stress com a manipulação de tintas, mesmo que de forma aparentemente desordenada, com a junção exaustiva de cores, até que seja apreendido o conceito desejado...
A maioria apresenta ausência de coordenação motora fina, compensada ao longo dos anos de forma extremamente frágil, e observado que em geral apresentam soluções de escrita diversas do ensino tradicional  (o A, por exemplo, pode e em geral é escrito da direita para a esquerda...).
Por outro lado, a coordenação motora dos grandes músculos é estonteante, sendo que a agilidade e flexibilidade desses indivíduos em geral é bastante superior à maioria, sendo atletas de projeção entre as demais crianças .
Outra característica autista presente é a repetição exaustiva de uma situação, como por exemplo ver o mesmo filme muitas e muitas vezes....( como a maioria das crianças o faz...). A grande diferença é que, enquanto nos autistas clássicos essa fase nao é superada, nos autistas de alto desempenho essa fase serve como uma forma de elaborar o mundo fora do seu, a forma de agir nesse mundo...a forma de se COMUNICAR nesse mundo... (muitos são os relatos de autistas de auto desempenho que começaram a falar após a repetição insistente de filmes infantis )
O vídeo cassete dá ao autista o poder de parar a realidade, revivê-la quantas vezes quiser...apreender o conceito no seu ritmo, na sua velocidade...seja da frente para tras, de trás para a frente... ele pode manipular o que considera como realidade....até perder o medo (característica extremamente forte) do que o video cassete revela.. ( imagem estilizada porém mais inteligível - por repetição de situações e observação acurada - do mundo )
Ainda se faz presente um baixo limiar de tolerabilidade...como a comunicação em geral é pobre, e o indivíduo não consegue manifestar de pronto suas vontades, a irritação é um fator quase constante na vida dessas pessoas.
Segundo relato de um adulto com características autistas observadas,  (hoje com 28 anos), é apenas uma forma de pensamento diferente...a lógica como o mundo se forma e responde aos estímulos para eles é extremamente complexa, diferente da forma de pensar da maioria das pessoas...
Sentimos que, para os portadores de características dessa síndrome, cada ato, cada palavra, cada comunicação é produto de complexa elaboração mental, no qual estão embutidos todos os conceitos observados e interiorizados durante o decorrer do tempo , sendo que  o seu modo de agir segue essas regras de conduta observadas e aprendidas no decorrer da vida do individuo autista, nao existindo grandes mudanças nas respostas anteriormente interiorizadas como corretas...isso em relação a relacionamento inter-pessoal...(veja os relatos traduzidos da Dra. Temple Grandin, presente npa página de artigos  do site da Casa da Esperança ), pois a parte intelectual lógica nesses indivíduos é extremamente acurada.
Eles aprendem a se comunicar logicamente, como se cada ato social fosse um resultado de um algoritmo ao qual sejam dadas as devidas entradas...e cujas respostas sao sempre as mesmas, desde que dada a mesma entrada, exatamente da mesma forma que um programa de computador.
Esses indivíduos participam da vida social, mesmo apresentando essas idiossincracias, sendo considerados de comportamento "esquisito", porém conseguindo interagir com as demais pessoas.

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