quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Curso : O ensino Estruturado para autistas na abordagem Teacch...

 O ensino estruturado para autistas na abordagem TEACCH 5ª Edição
Vagas temporariamente esgotadas. Caso haja algum desistente, liberaremos novas vagas.

botao informacoes
Valor - R$ 150,00

Carga horária – 40 Horas

Inscrições: até 19/10 (vagas limitadas, garanta a sua)

Data de realização: 29/10 a 02/12/2012

Público Alvo - profissionais que atuam com alunos com transtorno do espectro autista de 3 a 14 anos e interessados em geral.

Objetivo - Com conteúdo disponibilizado pela Apae de Pirassununga/SP, tem como objetivo capacitar os participantes do curso para compreender o funcionamento das crianças com autismo, atualizar conceitos com relação ao diagnóstico condutual e seus efeitos sobre a aprendizagem; oferecer informações sobre o modelo TEACCH apresentado estratégias para as adequações curriculares necessárias dentro do proposto para cada nível de ensino/faixa etária.

Metodologia - leitura de textos, aplicação de questionários, indicação de filmes, realização de atividades práticas, participação em fóruns, chats e avaliação.

botao prof


Maria Elisa Granchi Fonseca
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com especialização em Didática do Ensino Superior pela FEAP-SP. Especialização em Arteterapia pelo Núcleo de Arte e Educação de São José dos Campos/SP. Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos/SP. Formação no Programa TEACCH pela University of North Carolina – Charlotte – USA.  É coordenadora geral do CEDAP – Centro de Estudos e Desenvolvimento do Autismo e Patologias Associadas da APAE de Pirassununga/SP desde 1993 onde desenvolve programas de intervenção condutual e psicopedagógica para alunos com autismo.  Consultora na área da Educação Especial nas áreas de diagnóstico comportamental, levantamento de habilidades, programação escolar e currículo. Supervisora de atendimentos á autistas nas APAEs. Professora universitária em cursos de Pós Graduação em Educação Inclusiva e Arteterapia.

Juliana de Cássia Baptistella Ciola
Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e São José do Rio Pardo/SP. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais/SP. Especialização em Psicopedagogia pela UNIFIAN/SP e Especialização em Educação Especial pelo Centro Universitário Claretiano de Rio Claro/SP. É coordenadora pedagógica do CEDAP – Centro de Estudos e Desenvolvimento do Autismo e Patologias Associadas da APAE de Pirassununga/SP onde atua diretamente com planejamento, ajustes curriculares no modelo TEACCH para alunos com autismo, avaliação e orientação ás APAEs.

botao conteudo

MÓDULO I - 10 horas - Caracterizando a clientela

Unidade 01 –  Autismo (histórico, definição, características, diagnóstico (M-CHAT,  CARS, DSM – IV TR  e CID 10) – leitura do texto I: “Transtorno do Espectro Autista”; leitura do texto II “Identificação precoce dos transtornos do autismo”;   indicação de filmes; fórum de discussão dos textos  I e II; tarefa prática: observação de um caso para levantamento dos sinais.
Unidade 02 - Aprendizagem e autismo - texto III “Autismo e estilos de aprendizagem”, fórum de discussão e atividade (questionário).

MÓDULO II 20 horas – O modelo  TEACCH

Unidade 03 – O modelo TEACCH (histórico, princípios,   fundamentação básica, objetivos, teorias subjacentes; desmitificando o assunto) – leitura de texto IV “O programa TEACCH” e discussão dos itens para análise,  participação no fórum.
Unidade 04 –  Método de Ensino, elaboração de atividades e critérios para a confecção de materiais; conhecendo os  níveis de trabalho (nível I, nível II, nível III e nível IV)  – leitura do texto V “Elaborando tarefas na perspectiva TEACCH”; discussão no fórum; atividade prática confecção de tarefas e aplicação com crianças com autismo; envio de relatório das atividades.

MÓDULO III – 10 horas – Adequações curriculares para o trabalho com autistas

Unidade 05 Currículo Escolar; Objetivos educacionais (educação infantil e ensino fundamental), leitura do texto VI “Conversando sobre objetivos educacionais”; discussão no fórum e chat e atividade (questionário com análise crítica).
Unidade 06 – Adequando tarefas com apoio de estruturas visualmente mediadas; leitura do texto VII “Compreendendo o uso da estrutura na elaboração de materiais”.  Atividade avaliativa: elaboração de tarefas estruturadas a partir de um material de origem.

Vagas esgotando!!

Maiores informações: secretariauniapae@apaebrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário