quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Sensory Integration Therapy

» Sensory Integration Therapy  (Terapia de Integração Sensorial)

A Doutora A. Jean Ayres, terapeuta ocupacional, desenvolveu um programa de tratamento chamado "Sensory Integration Therapy" (Terapia de Integração Sensorial), um dos métodos bastante utilizados atualmente no tratamento dos autistas nos Estados Unidos. A Dra. Ayres começou a trabalhar com pessoas com dificuldade de aprendizagem e o método foi generalizado para todos os que tivessem problemas de integração sensorial.

A população normal desenvolve a integração sensorial naturalmente, brincando, movimentando-se no seu ambiente. Pessoas com disfunção de interação sensorial não conseguem processar estas sensações e relacioná-las com suas atividades. Como conseqüência, esses indivíduos não conseguem desenvolver e ajustar as respostas que o cérebro organiza. Terapeutas com treinamento em re-educação sensorial podem diagnosticar como o individuo está processando essa integração e desenvolver um ambiente que lhe permita interagir com mais afetividade.

Baixe o texto completo clicando aqui. Nele você encontrará detalhes sobre a interação sensorial.
Os tópicos abordados são:

Interação sensorial (Tradução e excerto: Andréa Simon)
» Resumo;
» Algumas Atividades Recomendadas;
» Brushing Therapy (terapia com escova);
» Deep Pressure Therapy (terapia de pressão profunda);
» Dieta Sensorial;
» Recomendações;
» Oral-Motor Stimulation (estimulação oral);
» Como uso estratégias sensoriais de estimulação.

FONTE: FOCUSE, Beth & WHEELER, Maria. A tresure chest of behavioral strategies for Individual with autism. Arlington TX, Future-Horizons, 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário