sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Teaching Tips for Children and Adults with Autism Temple Grandin, Ph.D.

TRADUÇÃO DO TEXTO – PORTUGUÊS

Bons professores me ajudaram a superar o autismo.Com 2 ½ anos fui colocada em uma escola com estrutura de enfermagem e professores experientes.Desde os meus primeiros anos fui ensinada a ter boas maneiras e a me comportar em uma mesa de refeições. Crianças autistas precisam de uma rotina estruturada e de professores que sabem ser firmes mas gentis.
 No período de 2 ¼ e 5 anos meu dia era estruturado e eu não tinha permissão para  me “desligar”. Eu tinha sessões individuais de fonoterapia 5x/semana, minha mãe contratou uma babá que passava de 3 a 4 horas/dia brincando e jogando comigo e minha irmã. Ela ensinou “turn talking”(conversa bate e volta?) durante as brincadeiras. Quando nós fizemos um boneco de neve, ela me deixou fazer a parte de baixo da bola e minha irmã fazia a próxima parte. Nos horários das refeições, todos comíamos juntos e eu não tinha permissão para fazer nenhum  STEMS . Eu só tinha permissão para voltar ao comportamento autista no período de uma hora de descanso pós-almoço. A combinação entre escola, fonoterapia, atividades de brincadeira, refeições com “bons modos” somavam mais de 40 horas/semana em que meu cérebro era mantido conectado ao trabalho.

1)      Muitos autistas são pensadores visuais. Eu penso através de imagens. Eu nõa penso através de linguagem. Todos os meus pensamentos são como videotapes passando em minha imaginação. Figuras são a primeira linguagem e palavras são a minha segunda linguagem. Substantivos foram as palavras mais fáceis de aprender pois eu podia relacionar uma figura às palavras e minha mente.Para aprender palavras como “para cima” ou “para baixo” a professora precisa demonstrá-las para a criança. Poe exemplo: pegue um avião de brinquedo e diga “para cima” enquanto faz o movimento de decolagem e diga “para baixo” enquanto faz o movimento de aterrizagem.
2)      Evite instruções verbais longas. Autistas tem dificuldade em lembrar seqüências. Se a criança sabe ler,escreva as instruções em um papel. Eu não consigo guardar seqüências.Se eu perguntar por informações de percursos em um posto de gasolina, eu só consigo lembrar três etapas da explicação; se a instrução é maior preciso escrevê-la. Eu também tenho dificuldade para lembrar números de telefones porque eu não consigo montar uma figura em minha cabeça.
3)      Muitas crianças autistas são boas em desenho, arte e programação de computadores. Estes talentos precisam ser encorajados. Eu acho que deveria haver muito mais ênfase no desenvolvimento dos talentos destas crianças.
4)      Muitas crianças autistas se fixam em um assunto como trens e mapas. A melhor maneira de lidar com estas fixações é usá-las para motivar os trabalhos da escola. Se a criança gosta de trens, use os trens para ensinar a ler e para ensinar matemática.Leia um livro sobre trens e faça exercícios de matemática usando trens. Por exemplo: calcule quanto tempo um trem leva para ir de Nova Iorque a Washington.
5)      Use métodos visuais concretos para ensinar conceitos numéricos. Meus pais me deram um brinquedo de matemática que me ensinou os números.Consistia de um kit de blocos com diferentes comprimentos e cores para cada número de 1 a 10.Com ele eu aprendi a somar e subtrair. Para aprender frações minha professora tinha uma maçã de madeira cortada em quatro partes e uma pêra de madeira cortada ao meio. Com este material eu aprendi o conceito de um quarto e meio.
6)      Eu tinha a pior caligrafia da minha classe. Muitos autistas têm problema de motricidade manual.Caligrafia caprichada é muitas vezes difícil e isto pode frustrar muito a criança.Para reduzir esta frustração e ajudar a criança a gostar de escrever, deixe-a digitar no computador. Digitação é geralmente mais fácil.
7)      Algumas crianças aprenderão a ler mais facilmente com o uso de fones e outros aprenderão melhor decorando palavras.Eu aprendi com fones.Minha mãe me ensinou regras fonéticas e me fazia emitir os sons relacionados às palavras. Crianças com muita ecolalia geralmente aprenderão melhor se forem usados cartões e livros com figuras para que as palavras sejam associadas a figuras. É importante que se tenha a figura e a palavra impressa no mesmo lado do cartão. Para ensinar substantivos a criança precisa escutar você falar a palavra, ver a figura e a palavra escrita simultaneamente. Por exemplo, para ensinar um verbo: segure um cartão que diz “pular” e você fala “pular” enquanto executa o ato de pular.
8)      Quando eu era criança, sons altos como o sino da escola, doíam nos meus ouvidos como o barulho do “motorzinho” do dentista alcançando um nervo.Crianças autistas precisam ser protegidas de sons que machucam seus ouvidos. Os sons que causam mais problema são os sinos de escola, sistemas de amplificação eletrônica em áreas públicas, zumbidos de ginásios e os sons de cadeiras raspando no chão. Em muitos casos, as crianças terão maior tolerância aos ruídos se os mesmos forem ligeiramente abafados por panos ou fita adesiva. O barulho de raspar das cadeiras pode ser amenizado com o uso de protetores nos pés das cadeiras ou de carpetes. Uma criança pode temer uma determinada sala porque tem medo que possa ser atingida pelo ruído da microfonia ocasionada pelo sistema de amplificação eletrônica. O medo de um determinado som pode causar mau comportamento da criança. Se a criança cobre os seus ouvidos é indicação que algum som a está incomodando.
9)      Alguns autistas se incomodam com distrações visuais ou luzes fluorescentes.Eles podem ver o pulsar de 60 ciclos de eletricidade. Para evitar este problema, coloque a carteira/mesa da criança perto da janela e evite luz fluorescente. Se não puder evitar as luzes fluorescentes, use lâmpadas novas que pulsam menos.
10)  Alguns autistas hiperativos , que se inquietam a toda hora, acalmariam se lhes fossem dados uniformes acolchoados, com certo peso, para vestir. A sensação de pressão do vestuário ajuda a acalmar o sistema nervoso. Para melhores resultados, a vestimenta deveria ser usada por 20 minutos e então retirada por alguns minutos para prevenir que o sistema nervoso se acostume com ela.
11)  Alguns autistas responderão melhor e terão um melhor contato visual e fala se a professora interagir com eles enquanto estão num balanço ou rolando em uma esteira. O estímulo sensorial do balanço ou a pressão da esteira algumas vezes ajudam a melhorar a fala. O balanço deveria sempre ser um jogo divertido e nunca ser forçado.
12)  Algumas crianças e adultos podem cantar melhor do que falar.Eles podem responder melhor se as palavras e frases forem cantadas para eles.Algumas crianças com extrema sensibilidade sonora, responderão melhor se a professora sussurrar para eles.
13)  Algumas crianças não-verbais e adultos não conseguem processar estímulo verbal e visual ao mesmo tempo. Eles são “mono-canal”.Eles não podem ver e ouvir ao mesmo tempo. Não se deve pedir a eles que olhem e escutem ao mesmo tempo.Precisa dar-lhes uma tarefa visual ou uma tarefa auditiva. Seus sistemas nervosos imaturos não conseguem processar os estímulos visuais e auditivos ao mesmo tempo.
14)  Em crianças não-verbais mais velhas e adultos, o toque geralmente dá maior sensação de segurança. É geralmente fácil para eles sentirem. O significado das letras pode ser ensinado permitindo que as crianças toquem letras de plástico. Eles podem aprender a rotina diária, sentindo alguns objetos, minutos antes da atividade ser executada. Por exemplo : quinze minutos antes do almoço dê uma colher para eles segurarem. Deixem que eles segurem um carrinho de brinquedo poucos minutos antes de sair de carro.
15)  Alguns adultos e crianças autistas aprenderiam melhor se o teclado do computador  fosse colocado próximo à tela para que pudessem ver o teclado e a tela simultaneamente.Alguns indivíduos têm dificuldade em lembrar se eles têm que olhar para cima após teclar.
16)  Crianças não-verbais terão mais facilidade em associar palavras às figuras se elas visualizarem a palavra escrita e a figura em um cartão.Alguns não entendem desenhos e por isto é recomendável se trabalhar primeiramente com objetos reais e fotos.
17)  Alguns indivíduos autistas não sabem que a fala é usada para comunicação.O aprendizado da linguagem seria facilitado se exercícios de linguagem promovessem a comunicação. Se o indivíduo pedir uma xícara lhe dê a xícara.Se ele pedir um prato quando quer uma xícara lhe dê o prato. O indivíduo precisa aprender que quando ele fala palavras, coisas concretas acontecem. É mais fácil para o autista entender que as palavras estão erradas se elas resultarem em objetos incorretos.
18)  Muitos autistas têm dificuldade em usar o mouse do computador. Tente um mouse com dispositivo do tipo “tracking ball” com botões separados para cliques. Autistas com problemas de motricidade manual acham muito difícil segurar o mouse enquanto clicam.
19)  Crianças com dificuldade em entender a fala têm trabalho em diferenciar os sons de consoantes de som forte como “D” em “dog” ou “L” em “log”.Minha professora de fala me ensinou  a ouvir estes sons através de enunciados fortes e prolongados dos sons das vogais.


20)  Vários pais me disseram que o uso de legendas na televisão ajudou seus filhos a aprenderem a ler.A criança era capaz de ler as legendas nas fitas e combinar as palavras escritas com as faladas.Gravar o programa favorito com legendas, em fitas, seria útil pois a fita pode ser vista, revista e pausada.
21)  Alguns indivíduos autistas não entendem que o mouse mexe a seta na tela.Eles poderiam aprender melhor se fosse colado um desenho da seta, idêntico ao da tela, em cima do mouse.
22)  Crianças e adultos autistas podem ver o “piscar” da tela do computador.Eles podem enxergar melhor em laptops e telas planas que “piscam” menos.
23)  Autistas que têm medo de escadas rolantes geralmente têm problemas de processamento visual.Eles têm medo porque não conseguem determinar quando devem entrar e sair da escada.Estes indivíduos também podem não tolerar luzes fluorescentes. “THE IRLEN COLORED GLASSES” podem ser úteis para eles.
24)  Indivíduos com processamento visual deficiente com freqüência acham mais fácil ler letras impressas na cor preta sobre papel colorido, para diminuir o contraste.Tente papel bege claro, azul claro, cinza ou verde claro.Experimente com cores diferentes. Evite amarelo brilhante que pode incomodar os olhos dos autistas. . “THE IRLEN COLORED GLASSES” também podem facilitar a leitura.


June, 2000
Center for the Study of Autism
Dr. Temple Grandin was diagnosed with autism at age 2. Temple is the author of two autobiographies: Emergence: Labeled Autistic, Arena Press (1986) and Thinking in Pictures, Double Day (1995). She is currently an Associate Professor at the University of Colorado, an international speaker on Autism and the humane treatment of animals. She is the owner of Grandin Livestock Systems and a world renowned designer of livestock handling facilities.

Nenhum comentário:

Postar um comentário