domingo, 28 de julho de 2013

ATITUDES FUNDAMENTAIS

Aderindo através de aceitação

1)    Ser amado e aceito. A atitude de amar e aceitar é o fundamento sobre o qual interações e programas são construídos.

2)    Não julgar. Nós não julgamos nossas crianças. Nós não dizemos que um comportamento é bom ou ruim, certo ou errado, apropriado ou inapropriado.

3)    Use os três Es. Nós utilizamos Energia, Excitação (emoção) e Entusiasmo em todas as sessões.

4)    Transforme-se em “um detetive feliz.“ Deixe de lado suposições sobre como as crianças se sentem e pensam e observe os com alta sensibilidade (atenção). Procure pistas (indicações) e sinais para nos ajudar a entender o comportamento e rotina deles, ajude-os  mais, junte-se a eles e ajude-os a aprender.

5)    Esteja presente de corpo e mente. Existem diferentes modelos mentais que as pessoas podem adotar. Pensar no presente e não o que foi ou o que não foi feito no passado. Sem arrependimentos do passado ou medo do futuro, é possível estar mais a vontade (confortável) com nossas crianças, mais criativo, mais divertido e disponível.

6)    Seja grato por tudo que a sua criança fizer – toda resposta e tentativa de interação, mesmo se for pequena. Faça sua gratidão visível e tangível e celebre (faça festa).

7)    Felicidade é uma escolha. (Um de cada 6 anteriores são escolhas.) Nossos sentimentos não são produto de eventos externos. Eles são produtos de eventos internos – nossos julgamentos, interpretações, crenças e decisões.

Nós podemos utilizar atalhos para a felicidade e fazer disto uma prioridade!

-        Fazendo da felicidade uma prioridade!
-        NOTA – Não é possível enganar ou iludir uma criança tentando mostrar sentimentos (como aceitação e etc.) que no momento não estamos sentindo. Não é útil fazer de conta que não está julgando como uma estratégia para conseguir mudanças.
-        Deixar de lado os julgamentos.
-        Estar presente.
-        Ser grato (agradecer).
-        Decidir ser feliz.

Leia o livro Felicidade é uma escolha (HAPPINESS IS A CHOICE).

Inspirações para o Crescimento

1)    Acredite na criança. Se você não acredita que a sua criança pode quebrar os laços das suas aparentes limitações, você nunca conseguirá inspira-la para conseguir.

2)    Querer com liberdade – sem pressão ou medo. Nossa motivação para fazer o programa não vem de promessas, obrigações morais ou medo do que vai acontecer se nós não vamos fazê-lo; nossa motivação vem de nossa liberdade de participar. Toda manhã nós decidimos se vamos ou não participar do programa.

Se nós queremos fazer o programa, nós vamos fazê-lo.

3)    Convide - Utilize atração e sedução para puxar a criança para dar      o primeiro passo para subir a montanha (aversão nunca produz o     extraordinário).

4)     Persistência apaixonante – Nós queremos tudo e não precisamos de nada. Quando nós estamos felizes e não julgamos, nós estamos livres para querer algo apaixonadamente e perseguir o objetivo. Porque nossa felicidade não depende de conseguir o que nós queremos, nós podemos persistir alegremente – inabalado por aparente falha, sem frustração e sem desistir. ( Nós  não só nos aproximamos das nossa crianças com esta atitude, nós somos modelo para eles copiarem.)

5)    Apaixone-se e apaixone a sua criança. O fator mais importante para uma criança crescer é a sua motivação apaixonante. Nós aprofundamos nosso amor para encorajar nossas crianças a amar.

Nossa paixão inspira a paixão deles.

6)    Flexibilidade profunda. Quando nós temos um profundo espaço  com nossa criança e a nossa criança não está envolvida em alguma coisa, nós apaixonadamente nos movemos para fazer algo diferente. Se a nossa criança se move em outra direção, deixamos de fazer o que estávamos fazendo e nos juntamos a nossa criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário