sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O que vai poder aprender com o programa SON RISE

Vai a aprender a:
1.       A criar um relacionamento caloroso e divertido e uma ligação entre si e o seu filho, com familiares, amigos e professores.
2.       Construir a comunicação do seu filho, a linguagem, interacção social e apreciação das pessoas.
3.       Aumentar a cooperação e motivação do seu filho.
4.       Utilizar técnicas eficazes de ensino sobre o autismo para que o seu filho alcance objectivos educacionais específicos.
5.       Ser o professor e/ou director de programa mais efectivo que você pode ser, criando e sustentando uma atitude de esperança e optimismo, acreditando que a recuperação do autismo é uma possibilidade, mantendo-se focado e inspirado e cuidando de si próprio.
6.       Adoptar uma atitude não crítica e optimista face ao seu filho.
7.       Tornar-se um recurso eficaz para o seu filho.
8.       Ultrapassar desafios diários.

Os tópicos do Programa de Treino sobre o Autismo incluem:

- Ajudar o seu filho a relacionar-se com os outros:
Não importa em que nível de desenvolvimento o seu filho está, este programa pode ajudá-lo a ligar-se profundamente ao seu filho e a construir interacção social significante. Dar-lhe-emos os recursos sobre os autismo que precisa para criar dentro do seu filho um prazer sincero na interacção humana, para que o seu filho inicie a comunicação e interacção. Irá aprender a ajudar o seu filho a mover-se para além dos comportamentos ( “stimming” )repetitivos, sem lutar contra esses comportamentos (é mais fácil do que pode pensar). Nós dar-lhe-emos estratégias para aumentar o contacto ocular, um passo importante para aprender e interagir. Nós acreditamos que o seu filho é capaz de afectos sinceros e de expressões de carinho e alegria, e nós vamos mostrar-lhe como encorajar isto numa base contínua.
- Motivar e ensinar o seu filho:
Todas as crianças têm o direito de ser educadas por alguém que acredite nelas. Todos os pais querem que o seu filho(a) seja capaz de dizer o que ele quer, de expressar amor e tomar conta de si próprio. Nós acreditamos com certeza que o seu filho pode aprender se ele estiver altamente motivado. Neste programa, você vai aprender a descobrir as motivações e interesses do seu filho. Vai aprender a torná-los em experiências dinâmicas e personalizadas, para que o que seu filho possa aprender e adquirir as competências necessárias para ter sucesso na escola e na sua vida – desde ir ao quarto de banho ou aumentar o tempo de atenção a ler um livro ou cooperar com os outros.
- Desenvolvimento do discurso e da linguagem:
Independentemente de o seu filho utilizar a linguagem ou não, há maneiras de nós o ensinarmos a ajudar o seu filho a aumentar as suas competências de comunicação. Você vai aprender a implementar estratégias funcionais para aumentar a sua comunicação verbal que ajudarão o seu filho a interagir, pedir algo/fazer solicitações e expressar-se. Quer a sua “criança” tenha 3 ou 23 anos, nós não acreditamos que alguma vez seja “tarde demais” para que ele aprenda a comunicar.
- Capacidade de gerir/liderar o seu programa:
Se é como a maioria dos pais com quem trabalhamos, a sua vida é um malabarismo. Ter terapias continuas ajuda-o (ocupando horas com o seu filho) e ao seu filho (variando as pessoas que o ensinam). Neste programa, aprenderá a recrutar e treinar uma equipa de suporte – com confiança. Nós podemos ajudá-lo a usar uma aprendizagem contínua, o treino e o suporte comunitário para manter a eficácia e o sucesso do programa. Nós também podemos falar sobre questões quotidianas, tais como “quantas horas são precisas para o programa”, “como variar o dia do sua filho” e “como adaptar o seu programa de encontro às necessidades da sua família”.
- Criar um ambiente de aprendizagem óptimo:
O seu filho é capaz de uma grande aprendizagem num ambiente que seja confortável, seguro e livre de hiper-estimulação. Neste programa, nós iremos mostrar como construir um ambiente ideal. Podemos ajudá-lo a encontrar e filtrar quase todas as distracções mais comuns, muitas das quais  pode nem perceber que estão a afectar a aprendizagem do seu filho. Alem disso,  irá aprender a eliminar as situações de controlo e tensão que inibem as interacções úteis. Nós mostrar-lhe-emos como usar este ambiente especial de aprendizagem para maximizar o desenvolvimento e a participação do seu filho enquanto torna a sua vida mais fácil e menos caótica.
- Contornar de forma decisiva e útil os comportamentos desafiantes:
Todos os pais e professores lutam com certas coisas que as suas “crianças” fazem. Nós iremos ensiná-lo a ajudar o seu filho a encontrar comportamentos diferentes e meios mais úteis de comunicar. Alem disso,  aprenderá técnicas práticas de prever estes comportamentos antes de eles acontecerem. Isto torna a vida quotidiana muito mais fácil – para si e para o seu filho.
- Aproveitar as oportunidades de aprendizagem no dia-a-dia:
Nós podemos ajudá-lo a tornar-se eficaz a ensinar as actividades diárias ao seu filho. As refeições, a hora do banho, os momentos em que conduz o carro, a hora de dormir e as viagens são várias oportunidades para ajudar o seu filho a aprender e crescer sem o tirar da viagem ou actividade. Aprenderá a utilizar estas experiências para o benefício máximo do seu filho.

- Treino de atitudes e competências
Para muitos, ter um filho com dificuldades de desenvolvimento e realizar um programa para o ajudar pode ser bastante desafiante. Contudo, acreditamos que os pais são a principal força na vida dos filhos. O que faz com que cuidar de si – e ajudá-lo a cuidar de si – seja uma prioridade para nós. Terá indicações especializadas e contínuas, numa atitude de paz, não critica, optimista e de esperança. Nós vamos inspirá-lo a ultrapassar os obstáculos que podem, por vezes, parecer intransponíveis. Terá a oportunidade de falar sobre os sues problemas e encontrar respostas. Seja a gestão do stress ou do tempo, nós podemos ajudá-lo a tratar de si para que possa cuidar do seu filho o melhor possível.

SON RISE PROGRAM - Formação programa SON RISE em Portugal de 31 de Outubro a 4 de Novembro de 2012, mais informações em : 

www.vencerautismo.org;                                                      info@vencerautismo.org 
                                                     telefone +351 914279669

Nenhum comentário:

Postar um comentário