domingo, 8 de dezembro de 2013

Susan Boyle revela que foi diagnosticada com a síndrome de Asperger

Susan Boyle

Susan Boyle no estúdio da rádio Magic FM no especial de Natal em Londres Gareth Cattermole/Getty Images
 
Susan Boyle foi diagnosticada com a síndrome de Asperger, uma forma de autismo. A revelação foi feita em entrevista ao jornal "The Observer".
A cantora contou que visitou um especialista há um ano e disse que "foi um alívio" saber o nome exato para sua condição.

"Eu fui diagnosticada erroneamente quando criança", disse ela. "Me disseram que eu tive um dano cerebral. Agora eu tenho uma ideia clara do que há de errado e me sinto aliviada e um pouco mais relaxada sobre mim mesma", disse ela na entrevista publicada neste domingo (8).

Durante sua visita ao especialista, Susan foi submetida a uma série de exames simples, que mostraram, além da doença, que seu coeficiente intelectual está acima do nível médio, fato que não tem relação com a síndrome de Asperger.

A britânica diz ainda que descobriu que seu QI era acima da média, e que a descoberta não vai defini-la ou mudar a sua vida. Ela diz que essa é apenas uma condição com a qual tem que vier, e que espera que as pessoas a tratem melhor a partir de agora.

"Eu acho que as pessoas vão me tratar melhor pois eles vão entender quem eu sou e porque eu faço as coisas que faço."

Boyle ficou famosa em 2009 após participar do reality show "Britain's Got Talent" cantando "I Dreamed a Dream" e se tornar uma sensação mundial. Desde então, ela já vendeu milhões de álbuns e fez sua estreia no cinema no filme "The Christmas Candle"
 
Entenda a Síndrome de Asperger
 
Entre os sintomas da condição, que pertence ao chamado espectro autista, estão dificuldades de interação social, dificuldades em processar e expressar emoções e tendência a comportamentos repetitivos.

A Síndrome de Asperger se diferencia do autismo clássico por não estar associada a atrasos no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do paciente.

Entre as principais características do Asperger, ou dos "aspies", como se nomeiam, o denominador comum entre elas é a dificuldade da pessoa em interagir com o mundo social. Isso quer dizer que os sintomas, em suas diferentes manifestações, provocam a exclusão emocional, a dificuldade de interpretar conversas e a não compreensão de gírias, ironias e sentimentos do outro. E aqui não é questão de exagero, pois o desenho de uma cara alegre ou brava para eles diz a mesma coisa: nada.

* Com informações da Associated Press, BBC e Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário