terça-feira, 4 de março de 2014

Software desenvolvido no Amazonas pode ajudar crianças com autismo

Projeto está orçado em R$ 183 mil e vai receber financiamento da Fapeam.
Software foi criado pelas pesquisadoras Alice Gomes e Claudete Barbosa.


Um software criado pelas pesquisadoras Alice Gomes e Claudete Barbosa pretende ajudar crianças com autismo no Amazonas. Através do método Teacch (programa de aprendizado voltado para autistas), o projeto visa melhorar a qualidade de vida das crianças, de forma que elas consigam chegar à fase adulta com maior independência, além de aprenderem a se alfabetizar com menos desafios.
A ideia para o projeto surgiu após a apresentação do trabalho de conclusão de curso da então da aluna de graduação em Design Gráfico em ênfase em Programação Visual pela Ufam, Alice Gomes. O trabalho dela era justamente o desenvolvimento de um software que ajudasse o aprendizado de crianças autistas, o que chamou a atenção da orientadora, Claudete Barbosa. O resultado do projeto foi apresentado no 4º Congresso Internacional de Pesquisa em Design, realizado no Rio de Janeiro (RJ) em 2007.Em fase de execução, o projeto está orçado em R$ 183 mil e vai receber financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), como uma ação transversal do governo do Estado do Amazonas.
A expectativa das pesquisadoras é que, após as fases de testes de usabilidade e de respostas do aprendizado, o software esteja disponível para download em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário