segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Inclusão: software auxilia no ensino de gestos sociais para autistas

Lançado no primeiro semestre deste ano, o software "Aproximar" é o primeiro programa de computador desenvolvido para estimular o reconhecimento de gestos sociais por autistas. O programa foi elaborado como trabalho de conclusão de curso, por Alexandre Silva dos Santos e Eduardo Andreotti, ex-alunos do curso de Computação da Universidade de Brasília (UnB). O software está integrado aoProjeto Participar, da UnB, e levou cerca de 12 meses até chegar à fase de lançamento.

A iniciativa tem como objetivo ampliar a comunicação dos alunos com autismo clássico, facilitando a vida social e o desenvolvimento intelectual deste grupo. O Aproximar pode ser utilizado em escolas que possuem programas de inclusão. É gratuito para uso em instituições públicas, já para as escolas particulares, a UnB cede o programa em troca de bolsas de estudo.

Segundo Alexandre Silva dos Santos, um dos desenvolvedores do programa, a ideia era fazer uma coisa útil, com intuito de colaborar com os educadores.

— O projeto é de interesse social, queremos que o produto chegue gratuitamente a quem precisar — explica.

Para o funcionamento, o Aproximar requer um sensor "kinect", muito utilizado em videogames e em jogos eletrônicos. Com esse sensor é possível detectar a maioria dos movimentos de uma pessoa. Cada gesto repetido de maneira correta, como aplaudir, mandar um beijo, dar um sinal de legal, bater palmas, aciona vídeos de motivação.

De acordo com Eduardo Andreotti, foi interessante notar que os alunos conseguiam se reconhecer na tela do computador. Em alguns momentos ficavam muito animados com isso.

— Quando a gente vê no rosto de um familiar de um autista o tanto que eles ficam animados e o tanto que eles esperam que os filhos deles consigam interagir mais, é muito gratificante. A gente realmente espera que o programa contribua com a vida dessas pessoas — comenta.

Para mais informações, acesse a página do projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário