terça-feira, 11 de novembro de 2014

Risco alto de autismo pode ser detectado aos 18 meses de idade


Natallie Adams/Shutterstock
Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Yale apontam que é possível identificar sintomas do transtorno de espectro autista (TEA) em bebês de 18 meses, segundo estudo publicado no American Academy of Child & Adolescent Psychiatry. Este é o primeiro estudo em larga escala que conseguiu identificar sinais típicos de autismo em bebês e confirmar o diagnóstico aos 3 anos de idade.

A psicóloga Katarzyna Chawarska e seus colegas examinaram 719 crianças de 1 ano e 6 meses em busca de sinais típicos de autismo – como comportamentos repetitivos, tendência a não buscar contato visual, entre outros. Todas tinham um irmão mais velho diagnosticado com o transtorno – o que, de acordo com estudos anteriores, está relacionado a uma maior probabilidade de o mais novo também desenvolver os sintomas. Depois, os pesquisadores reavaliaram os pequenos voluntários quando completaram 3 anos. A equipe descobriu, assim, que foi possível identificar indicativos de autismo já aos 18 meses em cerca de 50% das crianças. Em assintomáticos nesse período, os sintomas apareceram entre os 18 e 36 meses, segundo os cientistas. A combinação entre contato visual pobre e falta de gestos comunicativos é mais fortemente associada com o diagnóstico de TEA meses mais tarde.

"Determinadas combinações de sinais precoces podem predizer o diagnóstico que será confirmado mais tarde", diz a autora. "Articular esta dinâmica de desenvolvimento a uma possível neurobiologia subjacente pode trazer uma melhor compreensão das causas do TEA e permitir intervenção cada vez mais precoce.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário