terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Dia Mundial da Conscientização do Autismo - 02 de abril

Os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) referem-se a um grupo de transtornos caracterizados por um espectro compartilhado de prejuízos qualitativos na interação social, associados a comportamentos repetitivos e interesses restritos pronunciados (Brentani et al, 2013). Os TEAs apresentam uma ampla gama de severidade e prejuízos, sendo frequentemente a causa de deficiência grave, representando um grande problema de saúde pública. Há uma grande heterogeneidade na apresentação fenotípica do TEA, tanto com relação à configuração e severidade dos sintomas comportamentais (Geschwind, 2009).
A atual dificuldade de identificação de subgrupos de TEA que poderiam direcionar tratamentos e viabilizar melhores prognósticos, dificultam progressos no desenvolvimento de novas abordagens de tratamento destes pacientes.
Estima-se que 90% dos brasileiros com autismo não tenham sido diagnosticados. 
Enquanto nos Estados Unidos pediatras são treinados para identificar os transtornos do espectro autista até os três anos, no Brasil, o diagnóstico é feito, em média, entre os cinco e os sete anos de idade. E não porque se trata de um distúrbio raro: dados mais recentes divulgados pela CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA mostram que uma em cada 50 crianças tem o transtorno. Não há estatística oficial entre os brasileiros, mas especialistas acreditam que a proporção seja semelhante à encontrada em outras partes do mundo.
No dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU), pais, profissionais e governantes procuraram se unir para a conscientização da síndrome que cada vez mais afeta novas crianças. Ainda sem saber ao certo o que causa o autismo, cientistas do mundo inteiro têm trabalhado em conjunto na busca por respostas. Nos EUA, o presidente Obama fez um apelo pedindo um mundo livre de discriminação, onde todos possam alcançar seu potencial máximo. 
Ja temos visto resultados da nossa luta e a maior delas até o momento LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012 Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3odo art. 98 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Celebrando também o Dia Mundial da Conscientização do Autismo está inserida a campanha mundial “Light It Up Blue”, que visa solicitar a todas as autoridades públicas que iluminem de Azul a sua cidade no dia 02 de Abril de 2015. A campanha consiste em cobrir as iluminações existentes com filtros ou lâmpadas Azuis ou crie uma imagem usando o logo “Acenda uma luz para o Autismo”.  Em 2014 milhares de pessoas participaram no mundo inteiro, iluminando mais de 10.000 edifícios e monumentos de 136 países na cor Azul. No Brasil, o destaque foi para o Cristo Redentor no Rio de Janeiro.


Várias Prefeituras do País já incluíram em seu calendário oficial a comemoração deste dia através de Projeto de Lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário