terça-feira, 28 de abril de 2015

Como eu posso dizer a alguém que sua Criança pode ter autismo?

por 


A ORIENTAÇÃO PARA ESTA TAREFA DIFÍCIL

Ao longo dos anos, eu decidi colocar essa informação na forma de um modelo geral para lidar com esta questão específica freqüentemente:
Como posso dizer a alguém o seu filho pode ter autismo? Aqui vai:

Caro Preocupado,
Esta é uma situação difícil. Há médicos treinados que desconhecem ou ignoram os sinais de autismo apenas para que eles não tenham de enfrentar os pais com uma notícia desconfortável.

O pensamento de que há algo errado com uma criança pode ser uma notícia devastadora para os pais. No entanto, eu sempre acreditei que é melhor a ser confrontados com a verdade e lidar com isso do que não saber a verdade, isto é o que eu gostaria de sugerir.
Primeiro, faça sua pesquisa. Em geral, uma criança com autismo teria grande dificuldade em interação social (a criança pode preferir estar sozinho, não pode olhar para onde você olha, não pode apontar para as coisas, não pode olhar nos seus olhos, não pode mostrar emoções de forma adequada, pode magoar os outros sem saber), ter dificuldade grave em se comunicar (a criança não pode falar, a linguagem pode ser adiada, não pode usar gestos ou compreender gestos ou linguagem, pode não ser capaz de conversar, pode repetir palavras ou frases, pode não imitar os outros ), e teria algum comportamento repetitivo e comportamento estereotipado ou interesses (a criança só pode querer brincar com alguns brinquedos ou itens estranhos, pode-se linha de brinquedos, pode ter “regras rígidas” sobre vestir-se ou fazendo outras coisas, pode ficar chateado em mudanças na rotina ou a programação, pode fazer movimentos repetitivos com as mãos ou outras partes do corpo, pode se concentrar em uma parte pequena de um brinquedo ou atividade). Além disso, uma criança com autismo pode ser sensível a certos sons ou texturas ou outras sensações . Para obter uma lista de verificação ou descrição dos sintomas do autismo, visite sites sobre o assunto. Imprima a lista de verificação ou descrição e verifique se a criança tem os sintomas de autismo. Depois de ter os sintomas verificados , faça deste um pequeno resumo do autismo para compartilhar com os pais.
Fale sobre isso com eles de uma maneira muito suave (trazer todos os parentes de apoio que você pode encontrar).
Insisto: Seja gentil, Esta é uma notícia devastadora, comparável a dizer-lhes que o seu filho morreu! Dizer a um pai, você suspeitar que seu filho tem autismo é como dizer a eles: “seu filho sempre vai precisar de sua ajuda”, “o seu filho nunca vai ter um trabalho”, “o seu filho nunca vai para a faculdade “,” o seu filho nunca vai se casar “, etc Nenhum destes são necessariamente verdadeiras, mas são os medos que os pais têm sobre o autismo e outros distúrbios. Então seja gentil.

PREPARE UM PLANO DE AÇÃO

Depois de apresentar a notícia para a família, estar preparado para compartilhar um plano de ação para a obtenção de um diagnóstico . Certifique-se de contar para a família que estas são apenas as suas preocupações e você não tem certeza de que a criança tem autismo – um profissional (geralmente um psiquiatra, neurologista,  outro, médico ou psicólogo) deve diagnosticar o autismo. Se você souber de outras crianças com autismo em sua comunidade, peça à família que diagnosticou a criança para dar o nome deste profissional para a família que você sabe. Outras fontes de diagnóstico incluem o Programa de Intervenção Precoce locais, os hospitais locais, e seu centro de saúde Mental do local.

Os pais sabem que seu filho é inteligente – que não exclui o autismo, síndrome de Asperger ou outro transtorno de desenvolvimento. Crianças no espectro autista são muitas vezes inteligentes, mas os comportamentos e problemas sensoriais podem ficar no caminho. Todas as crianças com autismo vão ser diferentes… Alguns vão adorar afago e outros vão odiar. Alguns vão fazer bom contato visual e outros não. Autismo é diagnosticado pela procura de vários dos sintomas, e não apenas um ou dois.
Nem você nem eu podemos diagnosticar o autismo, mas podemos ver se a criança parece ter sintomas de autismo ou atraso de desenvolvimento. Se a criança tiver menos de três anos de idade, a família pode procurar um programa de Intervenção Precoce na sua localidade (Procure um numero para eles). Explicar as suas suspeitas a eles e que o Programa de Intervenção Precoce irá realizar uma avaliação do desenvolvimento. Se o autismo parece ser uma possibilidade, eles vão encaminhar a criança a um especialista em autismo. Normalmente, Intervenção Precoce e  programas do Ministério da Saúde, Saúde Mental, ou um hospital local. Não há cura, mas com intervenção comportamental precoce muito pode ser realizado.
QUANDO OS PAIS REAGEM NEGATIVAMENTE

Se depois de conversar com os pais eles negam existir o problema e / ou ficar com raiva ou algum outro resultado inesperado que ocorra, não leve o assunto vigorosamente. Se você é uma irritação constante para essa família, eles podem evitar você, Já terá feito o seu dever – pode ser apenas o caso que procuram sua ajuda mais tarde. Os pais terão que decidir o que fazer a seguir. Se pedirem ajuda, tudo bem. Mas não continue a empurrá-los para ouvir mais sobre o autismo se eles se recusarem a aceitar a ideia. Você plantou uma semente de verdade e ela vai crescer. Não há criança com autismo que, se não tratada, não vai eventualmente chamar a atenção de alguém. Infelizmente, isto pode ser mais na infância tardia, Logico que quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor.
Independentemente do diagnóstico da criança,

Se você tem contato regular com uma criança autista, siga estas regras gerais:
Espere o melhor da criança… Diga de forma clara o que você quer dizer.
Ignore os comportamentos que você não quer que sejam repetidos, e preste atenção em reforçar os comportamentos que você quer que ele repita! Você pode fazer muito por ela .
Finalmente, e mais importante de tudo, ore. Deus sabe o autismo, Ele conhece o coração humano, e Ele pode abrir portas quando eles estão fechados. Seja um apoio à família , ser uma ajuda para a família. Felizmente, não se preocupe com essa possibilidade e sobre seus medos de que possa ser infundadas que a criança não tenha Autismo – apenas compartilhe seu conhecimento. Você não é um diagnosticador profissional (certifique-se a família sabe isso) – você é um amigo em questão, um ajudador.
Mas, se a criança tem autismo, está disponível ajudar a família a encontrar os recursos de que necessitam. Ouça-, chore com eles, e então arregace as mangas e começar a trabalhar com eles. Muito obrigado por ser um amigo preocupado. Você pode ser a pessoa que mudara o curso da vida desta criança para melhor. Como Mardoqueu disse a Ester na Bíblia: “Quem sabe se você veio para o reino para um momento como este?” (Ester 4:14). Seja esperançoso, continuam a ser causa, e acima de tudo, estar lá!


texto adaptado e usado como referencia do site autism help.org 

por Gary J. Heffner

Nenhum comentário:

Postar um comentário