segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Situações Cotidianas

Caros amigos, desenvolvemos essa rotina ao nosso filho e gostaríamos de compartilhar com vocês. Por vezes observamos sua desorganização na estrutura do pensamento no que diz respeito ao o que deveria ser feito ao acordar. Pois o que sempre imperava para ele, era sua vontade de ir ao computador. Então entendemos que poderíamos mostrar a ele que antes de utilizar essa “máquina incrível” ele tem outras coisas que devem ser feitas e nem sempre a utilização dessa “máquina perfeita” será possível a ele naquele momento.

O desenho o ajudou a aceitar essa condição de não utilizar o computador assim que acorda de maneira muito simples e eficaz. Mostrando a ele que poderia, ou deveria fazer outras coisas e não ficar tão “engessado” no padrão havia determinado de início.
Lemos por vários dias com nosso filho essa rotina, ele gostou bastante. O desenho esta colado na parede ao lado de sua cama, por vezes ele escolhe o que irá fazer ao acordar na noite anterior, é bem bacana e nos olha, como quem pergunta: “- Pode ser?” e dizemos:    “- ok, filho pode ser assim amanhã”, ou dizemos: “-não vai dar, amanhã ao acordar temos …” e tudo flui muito bem.
Lembramos que a principio os desenhos disponibilizados são desenhos masculinos, pois são os desenhos feitos ao nosso filho que disponibilizamos, mas em breve teremos a versão feminina dos desenhos de nosso site.
Situação Cotidiana 1: Ao Acordar
Autismo Projeto Integrar- Distribuição Gratuita 2014- Direitos Reservados
Autismo Projeto Integrar- Distribuição Gratuita 2014- Direitos Reservados
Sugerimos no item 6 do desenho 3 situações distintas para fixar no último quadro. Podemos adicionar outras tantas imagens de situações que acreditamos ser bacana, ou necessária à eles: jogos, brinquedos, televisão, esportes, ler um livro, pintar, jogar bola, ir ao médico.
Esse quadro não substitui a agenda diária dele, é apenas um recurso visual para ajudar na autonomia ao acordar.
Situação Cotidiana 2: Hora de Dormir
Disponibilizamos abaixo, o desenho para auxilio na hora de dormir. Sabemos que muitas crianças tem dificuldade em reconhecer o horário noturno como a hora do sono.
Pensando na dificuldade que acompanhou nosso filho por longo período e na necessidade de outros pais em relação ao horário do sono, adaptamos um desenho encomendado por uma colaboradora para sua situação pessoal e o reformulamos para divulgação.
Sugerimos que primeiro avise a criança que a hora de dormir esta chegando, em seguida mostre o desenho a ela e depois a direcione para seus hábitos familiares, tais como , colocar pijama, escovar os dentes, beber água… após essa finalização mostre novamente o desenho para a criança e a situe na história…
Durante muito tempo nosso filho usou esse tipo de reforço na hora de dormir, seu conforto era tamanho com o desenho que ele dormia com o desenho em suas mãos, ou por vezes dormia olhando para o desenho…
Hoje nosso filho raramente utiliza reforço visual para hora de dormir, mas durante muito tempo o ajudou a se organizar.
Autismo Projeto Integrar
Autismo Projeto Integrar-Distribuição Gratuita- Produzido Por Neimer Gianvechio

Nenhum comentário:

Postar um comentário