segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Usando o Calendário Semanal

APRIMORANDO A NOÇÃO DE TEMPO/ ORGANIZANDO OS ACONTECIMENTOS

A compreensão de tempo e sua organização, não é algo simples. Como utilizar seu tempo e lidar com imprevistos, não raro, é um problema para alguns, inclusive ao autista.
Em nosso dia a dia lidamos com essa organização de maneira mais usual. Mesmo quando algo não sai como o planejado conseguimos remanejar os imprevistos de maneira mais arrojada. Muitos de nós também, decoram muito fácil seus compromissos semanais, outros ao contrário, olham diariamente seus compromissos.
Para o autista esse não é um aprendizado fácil e nem é adquirido naturalmente. Exige-se orientação por parte de quem cuida do autista. Existe sim ao autista uma dificuldade nessa questão de organização, o que gera ansiedade, quando essa organização não esta clara para eles.
Por isso precisamos ajuda-los na organização de seu dia, de suas atividades, com dicas simples para nós, mas que fazem toda diferença para eles, como:  “agora você irá brincar, depois almoçar, depois ir a escola”.
Temos que pensar de trás para frente ao ensina-los: para que aceitem modificações, primeiro precisam ter determinado o que iria acontecer, para que depois possam compreender que as vezes as coisas não saem como planejamos e que mesmo que isso aconteça, podemos remanejar os acontecimentos.
Deixar o autista sem saber o que vai fazer é deixa-los mentalmente desorganizados e presos ao excesso de estímulos sensoriais que eles recebem.
Nesse sentido a agenda semanal exerce um papel muito importante para esse aprendizado.
A agenda semanal organiza a vida diária do autista, assim como fazemos ao organizarmos nossa vida e a organização é a segurança deles.
Ajuda-os ainda a aceitar aquilo que não gostam muito, mas é necessário fazer, assim como os conforta visualizando que algo que gostem muito também faz parte de sua rotina.

PRODUZINDO NOSSA AGENDA SEMANAL

A produção dessa agenda depende de ilustrarmos ou escrevermos quais ações ou compromissos a criança ou o adolescente terá durante sua semana, assim como muito de nós pais fazemos para organizarmos nossa vida diária.
A agenda semanal usará figuras/palavras. Essas figuras/palavras, devem mostrar os acontecimentos de rotina da semana, tais como: escola, terapia, parque,  almoço, jantar, dividido em manhã, tarde e noite. Também de alguns dos acontecimentos importantes da semana inteira, como um médico ou aniversário (festinha) de alguém.
Devemos colocar um espaço onde diremos qual mês e ano nós estamos, ajudando assim o entendimento de época/tempo. Podemos colocar também uma coluna sobre o tempo: frio, calor, chuva (para que compreenda melhor o porque de vestir um casaco ou colocar um short, já que muitos não suportam casacos ou roupas curtas).
Todo domingo a noite montamos a agenda da semana com a criança e durante a semana lemos a agenda sempre no início do dia da semana que se encontram (segunda, terça) e verificamos juntos as atividades desse dia. Deixe os desenhos numa bolsa que a criança tenha acesso e juntos coloquem as ações que ela irá realizar naquela semana.
A atividade que requer preparação maior, como uma festa, viagem, médico, deverá ser lembrada, inclusive seu comportamento, se necessário, por exemplo: “Vamos ao médico na quinta, daqui a três dias (conte com ele os dias na agenda) e você “Luiz” , vai ficar calmo, vai ajudar o médico”, ou “o médico precisará ver o seu corpo, apertar sua barriga…” coisas que o ajudem a se sentir seguro, dando uma previsão dos acontecimentos e reforçando seu controle emocional ou expectativas.
Cinco ou seis figuras do que seu filho vai fazer durante o dia estarão divididas em manhã, tarde e noite: tomar café da manhã; brincar; ler um livro;  almoçar; tomar banho; ir a escola; fazer esporte; jantar; fazer lição; computador; playstation; passear; ir ao parquinho;  ir a terapia; ir ao médico; ir ao dentista; hora de buscar o irmão na escola.
No final do dia relembramos com ele o que foi feito e mostramos o dia seguinte. Isso é muito importante pois assim o ajudamos a aprender a recontar aquilo que aconteceu com ele e a se organizar para o que virá.
Obsuma dica importante que recebi para ajuda-los a não ficar tão rígidos em sua rotina é colocarmos algumas surpresas em seu dia a dia, escolha fazer isso, num dia que se sinta pronto para essa proposta, pois o autista pode não corresponder a sua expectativa emocional de inicio, mas posteriormente se adaptará ao imprevisto. Por exemplo num dia em que a noite normalmente fariam algo determinado, como, jantar na casa da avó, vocês façam outra coisa: ir ao mercado, ir tomar sorvete na padaria… simplicidades do cotidiano, lembrando que isso faz muita diferença para eles, além de inseri-los no contexto social em que vivemos e que por vezes eles relutam. Para facilitar esse exercício, use o Painel de Ações que exemplificamos, assim o ajudará a se organizar e aceitar melhor a modificação.
Uma atitude que eu gostaria de compartilhar com vocês: Desde de 2014, meu filho aos 11 anos, decidi leva-lo a todo lugar que eu fosse, mercado, farmácia, padaria…no começo deu muito trabalho… mas agora está fácil, ele se mostra meu companheiro nessas tarefas… e assim quando for mais velho nada será novo… lembrem-se o aprendizado da vida é diferente para eles, quanto antes o inserirmos, mais seguros e preparados estarão no futuro…

MONTANDO SUA AGENDA

O ideal é que sua agenda semanal seja grande, do tamanho de uma cartolina, por exemplo.
Pegue a cartolina, monte a tabela da agenda (molde da agenda abaixo) cole num papelão e envolva com papel contact ou com durex transparente largo. Pegue 1m de fita velcro, já com cola (comprar em loja de material de construção ou armarinho) recorte pequenos pedaços de velcro para coloca-los dentro de cada quadrinho da agenda, após plastifica-la. A parte oposta do velcro vai nas figuras que destacaremos.
As datas do mês deverão ser recortadas também, sempre no padrão: cartolina + papelão; plastifique data por data, com papel contact/durex e coloque o velcro atrás, da trabalho mas não é impossível.
A cada semana coloque a data correspondente a semana que estão.
No modelo de agenda que damos abaixo as datas de 8 a 31, são datas que serão inseridas ao lado do dia da semana. Conforme os dias vão passando, põe-se uma data, retira-se outra.
Tendo todo o material devemos levar em torno de 1h e 30min para fazer a agenda na cartolina e produzir as datas envolvidas por papel contact e velcro.
Força, mãos a obra, vale muito!
MOLDE AGENDA SEMANAL, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário